Novidades

 

 

   Uruguai incorpora a Certificação de Origem Digital em sua Janela Única de Comércio Exterior

 

No dia 18 de agosto de 2017, no Ministério de Economia e Finanças do Uruguai, foi assinado um acordo de cooperação entre o Ministério, a Direção Nacional de Aduanas e Uruguay XXI, visando integrar o procedimento de certificação de origem digital da ALADI à Janela Única de Comércio Exterior.

O evento contou com a presença do subsecretário do Ministério de Economia e Finanças, Pablo Ferreri; do diretor nacional de Aduanas, Enrique Canon; do diretor executivo do Instituto de Promoção de Investimentos e Exportações Uruguay XXI, Antonio Carámbula, e do subsecretário da Associação Latino-Americana de Integração, César Llona.

O subsecretário Llona manifestou que a assinatura do acordo para implementar a certificação de origem digital da ALADI nos acordos comerciais do Uruguai, bem como a presença de instituições, autoridades e a participação do setor privado, evidencia a imagem de um Uruguai moderno, voltado para a atualização de suas operações perante os desafios e as transformações tecnológicas relativas ao comércio exterior.

Llona destacou, ainda, que atualmente todos os países da Associação vêm adotando ações encaminhadas a atingir as operações plenas sob este sistema, com diversos graus de avanços, destacando os avanços já registrados pela Argentina e pelo Brasil, países que se encontram intercambiando certificados de origem digitais, juridicamente válidos, com o sistema e o formato desenvolvidos pela ALADI. Para o segundo semestre de 2017, o Uruguai tem previsto a realização de provas-piloto com a Argentina, o Brasil e o Chile.

Neste sentido, o subsecretário salientou o fato de que, em breve, o Chile irá se somar a esta etapa de produção plena de certificados de origem digital, o que revela a existência de um estado de avanço importante da certificação de origem digital na região.

 

 

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica