Reuniões e Eventos

 

 

   Capacitação ALADI-FAO

 

De 1° a 4 de agosto 2017 teve lugar, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a segunda edição do Programa de capacitação - Plano de Exportações da PME agrícola dentro do Plano de Segurança Alimentar SAN CELAC.

Este programa objetiva contribuir para o fortalecimento das capacidades em cooperativas e associações de produtores familiares e pequenas empresas agrícolas, com vistas a sua inserção no comércio regional aproveitando as oportunidades que oferecem os acordos comerciais assinados entre os países-membros da ALADI.

O programa faz parte das atividades de implementação do Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025 da CELAC, no qual a FAO e a ALADI vêm trabalhando conjuntamente com o fim de fortalecer o comércio intrarregional de alimentos e a agricultura familiar, como forma de contribuir com soluções ao desafio de reduzir a fome e a desnutrição na nossa região, além de integrar os seus atores produtivos.

A atividade contou com a participação de quarenta representantes de cooperativas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Esta segunda edição da capacitação foi dividida em dois níveis: o primeiro nível contou com a participação dos representantes das associações que assistiam à capacitação pela primeira vez; o segundo nível foi orientado aos representantes que já tinham recebido o primeiro nível no ano 2016.

A abertura da atividade esteve a cargo de Tania Santivañez, coordenadora de Sistemas Alimentares Inclusivos e Eficientes (FAO), Vicente Plata, representante da FAO no Uruguai, e María Clara Gutiérrez, coordenadora da Subsecretaria de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs da ALADI.

A capacitação contou com uma fase final de acompanhamento e apoio daquelas associações e cooperativas preparadas e com capacidade para cumprir com os requisitos para participar da macrorrodada de negócios EXPO ALADI - Bolívia 2017, a realizar-se na cidade de Santa Cruz de la Sierra, em outubro do presente ano.

 

 

Grupo 1

 

Grupo 2