Novidades

   A ALADI, junto com a FAO e a CEPAL, avança na implementação do Plano para a Segurança Alimentar da CELAC

De 1.o a 3 de agosto deste ano, foi realizada, na cidade de Santiago de los Caballeros, República Dominicana, a reunião de trabalho para avançar na implementação do Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025 da CELAC.

Os ministros da região que integram a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos analisaram os avanços da implementação do plano e os principais desafios da segurança alimentar regional, em que a ALADI foca a problemática nas oportunidades do comércio intrarregional e o seu desenvolvimento.

Na ocasião, o subsecretário de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs) da ALADI, Pablo Rabczuk, participou, em representação da Associação, apresentando a agenda e a metodologia da reunião e moderou a sessão sobre “Oportunidades para dinamizar o comércio de alimentos na região.”

No evento, foi apresentado o documento “Segurança alimentar, nutrição e erradicação da fome CELAC 2025. Um passo antes do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Cabe destacar que a FAO, em conjunto com a ALADI e a CEPAL, e em função de mandato da Cúpula de Havana da CELAC, começou o processo de construção do projeto do Plano de Segurança Alimentar, com o assessoramento e a participação da Presidência Pro Tempore da CELAC mediante eventos como a oficina de comércio intrarregional, o evento de compras públicas da agricultura familiar, a reunião de agricultura familiar da CELAC, entre outros espaços compartilhados.

Participantes da reunião de trabalho

Volver