Reuniões e Eventos

   ALADI presente no II Fórum “Hidrovias para o Desenvolvimento e para a Integração Sul-Americana”

O segundo fórum "Hidrovias para o Desenvolvimento e para a Integração Sul-Americana", realizado em 22 de julho de 2016, foi organizado pela CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina. O evento foi propício para a apresentação do “Programa Regional da CAF para o Desenvolvimento das Hidrovias Sul-Americanas” e para o diálogo entre autoridades dos governos subnacionais da área de influência das hidrovias e de organismos internacionais regionais, os que intercambiaram pontos de vista sobre o tema perante uma audiência constituída por atores públicos e privados, especialistas e acadêmicos.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Enrique García, presidente executivo da CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina; Enrique Iglesias, presidente da Fundação Astur; Danilo Astori, ministro de Economia e Finanças do Uruguai, e Víctor Rossi, ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai.

No fórum, foram tratados os seguintes temas: 1. Apresentação do Programa Regional da CAF para o Desenvolvimento das Hidrovias Sul-Americanas; 2. Painel 1: Visões sobre os desafios para impulsionar as hidrovias como fator de desenvolvimento e integração; 3. Painel 2: A ação dos organismos internacionais.

Neste último, o subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio da ALADI, Dr. César Llona, fez uma apresentação salientando que “o desenvolvimento do transporte, a logística e a infraestrutura deveriam ser elementos centrais de toda política de integração, visto que o menor custo de transporte sempre incidirá favoravelmente no encerramento das equações econômicas dos projetos empreendidos.” Assinalou, ainda, que o transporte fluvial é o mais econômico de todos, o que tem especial relevância para países produtores de matérias-primas, onde o transporte representa uma percentagem muito alta do preço final do produto.

O subsecretário Llona lembrou o papel do TM80 e da ALADI na concretização dos acordos da Hidrovia Paraguai-Paraná, ressaltando que unicamente a ação coordenada dos organismos internacionais e das iniciativas e projetos que desde suas respectivas competências adiantam, permitirá melhorar de maneira substancial a conectividade da região.

Os painéis foram compartilhados por altos funcionários de FONPLATA, ALADI, MERCOSUL, UNASUL, BID e CEPAL. O evento também contou com a participação de representantes do setor privado, governos municipais, provinciais e federais de vários países da região.

Segundo Fórum “Hidrovias para o Desenvolvimento e para a Integração Sul-Americana”

Volver