Novidades

   A ALADI distingue o contador Enrique Iglesias como “Cidadão Ilustre da América Latina”

O Comitê de Representantes, fórum político da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI, integrado pelos Representantes Permanentes dos treze países-membros, distinguiu o contador Enrique Iglesias como “Cidadão Ilustre da América Latina”, em reconhecimento de suas valiosas contribuições e apoio permanente ao processo de integração latino-americana, que o levou a ser parte da história econômica e política da nossa região.

O ex-secretário-geral ibero-americano (SEGIB) e ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, recebeu no dia de hoje a distinção de “Cidadão Ilustre da América Latina” em sessão extraordinária da Associação Latino-Americana de Integração, encabeçada por seu secretário-geral, Carlos Chacho Alvarez.

O presidente do Comitê, Alejandro Mernies, deu as boas-vindas ao ilustre visitante e destacou a personalidade e a capacidade intelectual do contador Enrique Iglesias, bem como seu compromisso com o nosso país e com a América Latina durante sua gestão na CEPAL, na Chancelaria uruguaia, no BID e, recentemente, na SEGIB.

O secretário-geral qualificou a trajetória de Iglesias como um caudal de memórias políticas, econômicas, diplomáticas e acadêmicas que marcaram a América Latina. Salientou, ainda, que é muito difícil encontrar na América Latina homens capazes de ganhar tantos reconhecimentos do mais amplo espectro político dos países.

A seguir, o chanceler da República Oriental do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, fez um reconhecimento “a um homem que tem sido artífice da integração latino-americana”, ressaltando a humildade, a afabilidade e a tolerância do contador.

Enrique Iglesias, visivelmente emocionado, escutou com atenção as intervenções das autoridades e lembrou que veio a esta casa “com diversos chapéus”.

Enrique V. Iglesias, um dos principais promotores do multilateralismo, das relações empresariais entre a América Latina e a Península Ibérica, manifestou que “devemos nos ajudar a navegar neste mundo que temos perante nós, que muda tanto” e salientou que a integração regional é “uma das portas que permitirão dar espaço à mudança produtiva”.

Também, dedicou parte de sua intervenção a salientar que “o multilateralismo está em séria crise. O mundo do futuro está conduzindo a um mundo fragmentado com mega tratados impulsionados pelos países poderosos”, concluiu.

Ao finalizar sua intervenção, agradeceu a homenagem e afirmou que “o poder da integração deve ser um dos grandes desafios do futuro”.

O contador Iglesias recebeu elogios de todos os Representantes dos países-membros da ALADI. Entre o público, estiveram presentes personalidades do âmbito político nacional, como o ex-presidente da República, José Mujica; os ex-chanceleres do Uruguai, Didier Opertti e Sergio Abreu; a ministra de Educação e Cultura, María Julia Muñoz; a ministra de Turismo e Esporte, Liliam Kechichian, e os ex-prefeitos de Montevidéu, Ana Olivera e Mariano Arana; entre outros.

.

Cr. Enrique Iglesias

.

Volver