Reuniões e Eventos

   ALADI: unânime apoio à causa Malvinas

O Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) recebeu, em sessão extraordinária, o embaixador Daniel Filmus, secretário de Assuntos Relativos às Ihlas Malvinas, Geórgias do Sul, Sandwich do Sul e os Espaços Marítimos Circundantes, do Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina, na quinta-feira 23 de julho de 2015.

O novo presidente do Comitê de Representantes, o venezuelano José Félix Rivas Alvarado, e o secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, deram as boas-vindas e o respaldo único e solidário à República Argentina diante de sua justa reclamação na questão das Ilhas Malvinas.

A visita do embaixador Filmus à ALADI realiza-se no âmbito da recente comemoração do Dia da Afirmação dos Direitos Argentinos sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul e Sandwich do Sul, e os Espaços Marítimos circundantes e pelo 50 aniversário da adoção da Resolução 2065 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que insta a Argentina e o Reino Unido a dialogar para dar solução ao conflito.

A esse respeito, o diplomata argentino ressaltou que, apesar da denúncia sistemática realizada pelo seu governo, a questão da soberania, “tema central da disputa”, não foi abordada pela negativa do governo britânico a retomar as negociações sobre esta matéria.

Não obstante, nessa linha, remarcou os avanços que ao longo do tempo se produziram em disputas como a do Canal do Panamá e a retomada do diálogo entre Cuba e Estados Unidos. “O colonialismo não é para sempre”, afirmou. “A recuperação de Malvinas é um fato. Nosso trabalho está destinado a que isso aconteça o mais rápido possível”, enfatizou Filmus.

Quanto à defesa dos recursos naturais da zona, lembrou que "nesta mesma semana teve lugar o primeiro compromisso concreto bilateral de cooperar com a aplicação das ações legais contra as atividades não autorizadas de exploração de hidrocarbonetos no Atlântico Sul, que ficou na Declaração Presidencial Conjunta assinada por Cristina Fernández de Kirchner e Evo Morales no âmbito da visita oficial do presidente do Estado Plurinacional da Bolívia".

Filmus respaldou “os legítimos direitos argentinos na disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias e Sandwich do Sul” e valorizou o crescente respaldo da comunidade internacional às ações legais iniciadas pela República Argentina contra as companhias que exploram petróleo ilegalmente em proximidades das Ilhas Malvinas.

Ressaltou, ainda, que "não há nenhuma dúvida de que os argentinos vamos evitar o despojamento dos nossos recursos” com o apoio dos países latino-americanos.

Ao finalizar seu discurso, o Embaixador Filmus também deu uma mensagem de unidade a toda a região, ao afirmar que “se estivermos todos unidos, cada uma das causas da América Latina vai chegar a feliz término”.

Da esquerda para a direita: secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez; secretário de Assuntos Relativos às Ihlas Malvinas, Geórgias do Sul, Sandwich do Sul e os Espaços Marítimos Circundantes, do Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina, Daniel Filmus; presidente do Comitê de Representantes da ALADI, José Félix Rivas Alvarado.

.

Volver