Realizada em 4 e 5 de junho EXPO ALADI - ARGENTINA 2015, em Tecnópolis

Autoridades argentinas e da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foram as responsáveis de dar as boas-vindas aos empresários participantes, altas autoridades, representantes dos países-membros da ALADI, convidados especiais e público em geral.

Agustín Wydler, subsecretário de Desenvolvimento de Investimentos e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina, destacou que resta muito a fazer pela integração latino-americana, e em matéria de agroalimentos salientou que a região conta com potencial para poder substituir as importações de produtos que a cadeia agroalimentar dos países-membros da ALADI realiza desde extra-zona.

O presidente do Comitê de Representantes da ALADI, embaixador Alejandro Mernies, destacou que a EXPO ALADI, iniciada no Uruguai em 2014, já está consolidada como um ponto de encontro dos empresários da região com a realidade, que coloca a EXPO ALADI –Argentina 2015 como uma verdadeira aposta à ampliação e à diversificação do comércio e que continuará em 2016 quando o México for sede da segunda macrorrodada de negócios multisetorial.

Javier Rodríguez, secretário de Coordenação Político Institucional e Emergência Agropecuária do Ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, destacou a contribuição que a República Argentina pode fazer ao comércio de agroalimentos e à segurança agroalimentar da região, devido à diversificada oferta de produtos que tem nesta cadeia. Para tanto, animou os produtores familiares, os pequenos produtores e as cooperativas a inserir-se no mercado internacional e, em particular, no âmbito regional, aproveitando a EXPO ALADI como ponto de encontro entre potenciais exportadores, a demanda e as autoridades.

O secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, assinalou que na região há grande espaço para o intercâmbio, complementação e integração mediante cadeias de valor sub-regionais que permitam a inclusão das micro, pequenas e médias empresas e de diversos atores, o que não seria possível em outros âmbitos.

Quanto maior for a proporção de PMEs que participam do comércio intrarregional, mais inclusivo será o processo de integração. Nesse sentido, destacou que a EXPO ALADI é uma contribuição para a construção de uma América Latina mais integrada e inclusiva.

Por sua vez, o secretário de Comércio, Augusto Costa, frisou que, para a Argentina, a região é uma plataforma para a integração comercial e econômica internacional. Neste sentido, a EXPO ALADI – Argentina 2015 constitui uma ferramenta para consolidar este objetivo em um mundo onde o crescimento da produção e o comércio recuou, marcando um panorama sombrio.

Concluiu a inauguração o senador Abal Medina, ex-representante permanente da Argentina junto à ALADI, salientando que a EXPO ALADI é uma oportunidade para construir maiores laços comerciais e econômicos que ajudem a consolidar a identidade da região.

O senador acrescentou que um aumento do comércio intrarregional é beneficioso por apresentar maior valor agregado e porque dele participam outros atores (produtores, familiares, MPMEs e cooperativas, etc.) que não têm condições de integrar-se ao mercado mundial diretamente.

A seguir, realizou-se o painel temático “Cadeias de valor no setor agroalimentar: Desafios para a Região”, com a participação de expositores dos Estados Unidos Mexicanos, do Brasil, do Programa Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas e da FAO. Foi moderado pelo representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República Argentina.

Ao fecho do ato de abertura, as autoridades e os convidados visitaram os estandes institucionais dos países-membros da ALADI, instituições e patrocinadores, e a sala onde se realizaram os encontros de negócios.

À tarde, foi iniciada a macrorrodada de negócios que, até dia 5 de junho, acolheu mais de 3.500 reuniões entre empresas compradoras e exportadoras do setor agroalimentar de toda a região, com base em uma agenda previamente acordada.

A EXPOALADI – Argentina 2015 - Macrorrodada de Negócios Agroalimentar constituiu um dos principais encontros comerciais do continente.

.

.

Volver