Reuniões e Eventos

   ALADI e UNESCO apresentaram documento La información y el conocimiento abierto en el contexto de la cooperación multilateral

Em 18 de novembro de 2014, na sede da ALADI, o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) apresentaram o documento La información y el conocimiento abierto en el contexto de la cooperación multilateral, o segundo da serie UNESCO de Cuadernos de Comunicación e Información

. Produzido por destacados especialistas, o objetivo é oferecer insumos para que tomadores de decisões e formuladores de políticas públicas possam levar em conta diferentes ângulos dos assuntos da ordem do dia da agenda internacional.

O avanço das sociedades do conhecimento está intimamente conectado ao aprofundamento das discussões sobre o acesso universal à informação e o direito à liberdade de expressão em um mundo cada vez mais conectado. Liberdade de imprensa, desenvolvimento dos meios, privacidade, papel das TICs nas políticas públicas, governos abertos, proteção documental, alfabetização mediática e informacional, são alguns dos muitos temas que estão na mesa. Conceitos como “governo aberto”, “recursos científicos abertos”, "ciência aberta", "acesso aberto" e “recursos educacionais abertos” estão cada vez mais presentes nas mesas dos tomadores de decisões e de formuladores de política públicas.

A construção de uma agenda do conhecimento aberto, universal e acessível constitui a base das sociedades do conhecimento. O documento conjunto oferece conceitos fundamentais sobre estes temas e identifica, ainda, as principais barreiras aos desafios de propriedade intelectual e como elas impactam na circulação do conhecimento e, particularmente, na cooperação Sul-Sul.

Lidia Brito, diretora do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe, manifestou, no prólogo, junto ao secretário-geral da ALADI Carlos Chacho Alvarez, que "hoje a sociedade do conhecimento caminha pelas trilhas mais inovadoras dos debates internacionais. Estamos profundamente convencidos de que os insumos oferecidos neste documento abrirão as portas para a tomada de decisões com mais informações".

Segundo os autores, a publicação não pretende oferecer a última palavra, mas contribuir para um debate cada vez mais informado e plural sobre questões centrais de ontem, hoje e amanhã.

Da esquerda para a direita: Lidia Brito, diretora do Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe; César Llona, subsecretário do Espaço de Livre Comércio da Secretaria-Geral da ALADI

Volver