Processo de Integração

   Comércio Regional

   Certificados de origem entre Colômbia e Equador já são digitais

Dia 20 de outubro de 2014 começou oficialmente o intercâmbio de Certificados de Origem Digital (COD) entre a Colômbia e o Equador, encerrando um processo de dois anos e meio de trabalho técnico bilateral para concretizar este avanço em matéria de facilitação do comércio, gerado no âmbito dos processos de integração com a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e a Comunidade Andina (CAN).

O Ministério de Comércio, Indústria e Turismo e a Direção de Impostos e Aduanas Nacionais (DIAN) da Colômbia participaram na implementação nacional desta importante ferramenta no Equador. Assim, o país andino tornou-se o terceiro país, depois do Chile e do México, em implementar o intercâmbio de CODs com a Colômbia.

O ministro de Comércio Exterior sub-rogado do Equador, Juan Francisco Ballén, chefiou a apresentação do primeiro COD, realizada em Guayaquil dia 20 de outubro, evento que contou com a assistência da cônsul de Embaixada da Colômbia, Gloria Elsa León.

Na ocasião, o ministro Ballén afirmou que, mediante o uso do COD, o tempo no processo de gestão de um certificado de origem passará de quatro horas para menos de dez minutos.

No mesmo ato, o ministro (s) Ballén indicou adicionalmente que, com base nesta experiência, o governo do Equador entrega assistência a Cuba e busca uma aproximação similar com o Chile.

Na Colômbia, com vistas a divulgar este avanço entre os operadores comerciais, a DIAN informou que a revisão dos certificados de origem digitais com destino à República do Equador estará a cargo da Direção Secional de Impostos e Aduanas Nacionais de Ipiales (fronteira com o Equador), pelo qual as solicitações devem ser dirigidas para esta repartição.

Desta forma, os operadores comerciais em cada país ganharão tempo e serão beneficiados com a eliminação de custos de envio internacional entre exportador e importador e com a autenticação de documentos, entre outros.

Volver