Cuba, México e Panamá registram importantes avanços no processo de integração da ALADI

Em 18 de dezembro, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foram incorporados novos instrumentos à sua ampla rede de acordos comerciais: por um lado, Cuba e México depositaram, na Secretaria-Geral, dois novos Protocolos Adicionais ao Acordo de Complementação Econômica No. 51 (ACE 51), que regulamenta o comércio entre ambos os países; por outro lado, o Panamá e Cuba depositaram o Acordo de Complementação Econômica No 71 (ACE 71) e assinaram seu Primeiro Protocolo Adicional.

Por ocasião da Cerimônia de Depósito dos mencionados instrumentos, realizada no âmbito de uma Sessão do Comitê de Representantes da Associação, o Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, parabenizou os países-membros participantes nestes acordos alcançados e por seu compromisso firme e manifesto com o processo de integração da ALADI.

O titular do organismo referiu-se ao especial significado que para o processo de integração tem o aprofundamento destes acordos, toda vez que evidenciam a plena vigência dos mecanismos que o TM80 estabeleceu para alcançar os objetivos da Associação de contribuir para o bem-estar dos nossos povos.

Para o caso específico do Panamá, o Secretário-Geral destacou o fato de que se trata do primeiro Acordo de Alcance Parcial registrado ao amparo do TM80 do qual participa o Panamá como país-membro da ALADI.

Secretário-Geral - Carlos Chacho Alvarez

Volver