Reuniões e Eventos

   Acorda-se lista de produtos livres de tarifas do Chile à Nicarágua

Em 11 de dezembro de 2013 teve lugar, na sede da ALADI, em Montevidéu, Uruguai, a Cerimônia de Encerramento das Negociações entre o Chile e a Nicarágua para conformar a lista de produtos originários desse país centro-americano que ingressarão ao mercado chileno livres do pagamento de tarifas à importação, no âmbito da adesão desse país ao Tratado de Montevidéu 1980 (TM80).

A esse respeito, uma das condições estabelecidas para a incorporação da Nicarágua à ALADI como País de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDER) foi a assinatura de um Acordo Regional de Abertura de Mercados em seu favor. Este Acordo refere-se a listas de produtos originários da Nicarágua para os quais os demais países-membros da ALADI eliminam suas tarifas de importação de forma imediata.

Na cerimônia de encerramento das negociações, o Embaixador e o Representante Permanente do Chile junto à ALADI, Patricio Pradel Elgueta, manifestou que esta concessão feita à Nicarágua, consistente na outorga de mais de quatrocentos itens livres de tarifa, constitui um primeiro passo para o cumprimento do objetivo final de finalizar o processo de adesão desse país e enquadra-se no contexto da política exterior do Chile de privilegiar a região latino-americana em seus esforços de integração.

Por sua vez, o Embaixador da República da Nicarágua junto ao Uruguai, Maurizio Gelli, agradeceu ao Chile pelas concessões outorgadas e à Secretaria-Geral pelo seu constante apoio ao longo de todo o processo de adesão de seu país ao TM80.

Por último, o Secretário-Geral da ALADI, Carlos “Chacho” Alvarez, salientou a importância da incorporação à ALADI de um país centro-americano como a Nicarágua, que a consolida como um espaço de dimensão regional em que convergem as diferentes iniciativas sub-regionais de integração.

Volver