Novidades

   Seminário: “Comércio e pegada de carbono: perspectivas para o Uruguai e a região”

Em 8 de maio de 2013, a Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) realizaram, na sede da ALADI, o seminário “Comércio e pegada de carbono: perspectivas para o Uruguai e a região”. O evento contou com a presença de autoridades do governo uruguaio, incluindo formuladores de políticas públicas, analistas e representantes do setor empresarial do Uruguai.

As palavras de abertura estiveram a cargo de César Llona, Secretário-Geral a.i. da ALADI; Francisco Beltrame, Ministro de Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai (MVOTMA); Tabaré Aguerre, Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP); Ximena Olmos, da CEPAL; e Aldo García, do PNUD.

No Seminário trocaram-se experiências sobre os avanços metodológicos na medição da Pegada de Carbono feitos na região e, em particular, no Uruguai.

Também foram apresentados os resultados preliminares do Projeto ALADI-PNUD “Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs) para ter acesso a mercados internacionais e preparar-se para novas regulamentações e padrões ambientais para a exportação de produtos-chave”.

O Projeto tem por objetivo fornecer às MPMEs dos PMDERs ferramentas que permitam sua adaptação aos novos requerimentos ambientais com impacto no comércio, aproveitar oportunidades para uma melhor promoção de seus produtos e identificar sistemas produtivos mais sustentáveis. Como resultado, está previsto o desenho de linhas de ação para o desenvolvimento de um sistema de informação que acompanhe os padrões ambientais exigidos em mercados externos à ALADI.

Para saber mais, acesse as apresentações publicadas no siteda ALADI: www.aladi.org

Da esq. para a dir.: Aldo García, Tabaré Aguerre, César Llona, Francisco Beltrame, Ximena Olmos, Ketelyne Ghémar.

Volver