Novidades

   “Encontro Ibero-Americano de Medição de Estatística de Indústrias Criativas” (Contas Satélite de Cultura)

Em 6, 7 e 8 de março, na cidade de Medellín, Colômbia, foi realizado o “Encontro Ibero-Americano de Medição de Estatística de Indústrias Criativas”. O evento foi organizado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLAC), pelo Observatório Ibero-Americano do Direito de Autor (ODAI) e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com a participação da Secretaria da ALADI.

Em virtude das apresentações realizadas no seu âmbito, foi possível ter um panorama dos avanços na medição econômica das indústrias culturais e criativas, com metodologias desenvolvidas pela UNESCO (2009), UNCTAD, OMPI, ou com a metodologia do Convênio Andrés Bello, na América Latina.

Também, obteve-se uma dimensão real da importância das Indústrias Culturais e Criativas na economia dos países em desenvolvimento e da geração de emprego.

Cabe salientar que, do ponto de vista empírico, estudos elaborados pela UNCTAD e pela OMPI revelam números e resultados que confirmam a importância do setor criativo no desenvolvimento e no crescimento dos países, especialmente dos chamados países em desenvolvimento, e destacam, ainda, a rapidez do crescimento do setor criativo (2,5 vezes maior à média do comum das economias).

Durante o seminário, foi discutido o valioso papel que a ALADI poderia desempenhar no plano regional, por se tratar do único organismo que possui um instrumento jurídico específico (AR Nº7) apto para: 1) fortalecer o intercâmbio de bens culturais, educacionais e científicos; 2) promover as indústrias culturais da região; 3) aprimorar a qualidade da informação sobre comércio cultural intra-regional, e 4) fortalecer a cooperação Sul-Sul em matéria cultural, educacional e científica.

Volver