Processo de Integração

   Programa de Apoio aos PMDERs

   ALADI apoiou projeto sobre Comércio Justo no Equador.

No mês de abril de 2013 finalizou o projeto “Fortalecimento Institucional da Coordenadora Equatoriana de Comércio Justo (CECJ) para o Desenvolvimento das Cadeias Produtivas de seus Associados”, cujo objetivo central foi a capacitação com vistas a melhorar as cadeias produtivas das organizações de base relacionadas com o mercado nacional e internacional, além do assessoramento técnico oferecido para a apresentação da Proposta do Plano Estratégico Participativo para o quinquênio.

Neste sentido, entre dezembro e fevereiro realizaram-se oficinas participativas sobre custeio e estabelecimento de preços de produtos para funcionários da CECJ e de suas organizações integrantes, nas cidades de Machala, Riobamba, Portoviejo, Loja, Esmeraldas e Quito.

Nas oficinas, analisaram-se os custos de cinco produtos selecionados pela CECJ: quinoa, banana, café, cacau e ervas medicinais, com a finalidade de acordar seu custeio no marco conceitual do Comércio Justo. Incluíram-se, na capacitação, ferramentas informáticas que permitirão estabelecer sistemas uniformes e procedimentos contábeis nas organizações participantes.

Com base nos principais temas de consenso acordados nas oficinas e nas reuniões, ofereceu-se assistência técnica para a elaboração da proposta do Plano Estratégico de Comercialização 2013-2018, que foi aprovada pela Assembleia da CECJ realizada em Chimborazo, no dia 18 de abril de 2013.

Volver