Carta do Secretário-Geral

   EXPO ALADI 2014

Queremos saudar a conformidade que o Comitê de Representantes da nossa Associação outorgou, por unanimidade, à ideia de realizar, no ano que vem, a EXPO ALADI, uma grande macro-rodada de negócios e de investimentos.

Não há na América Latina e no Caribe um evento que reúna o setor público e o privado de nosso continente para fazer negócios, explorar oportunidades, conhecer melhor os diferentes espaços econômicos sub-regionais e desenvolver investimentos que favoreçam a demanda do mercado latino-americano e caribenho.

Buscamos um evento cujos principais protagonistas sejam as pequenas e médias empresas e que permita facilitar o acesso às possibilidades da associação, à complementaridade e aos financiamentos, bem como às informações detalhadas sobre as preferências e as opções oferecidas pelos diferentes acordos comerciais depositados na ALADI.

Precisamos, para isto, fazer um grande esforço, compartilhado e comunitário, para ampliar e fazer crescer o nosso comércio intra-regional como forma de avançar no caminho da integração. Como primeiro passo, é fundamental associarmos as diferentes sub-regiões do continente que, salvo contadas exceções, desenvolvem-se isoladamente.

A ALADI nucleia treze países latino-americanos –dez da América do Sul, além de Cuba, México e Panamá. A EXPO ALADI pretende convidar os demais países centro-americanos e do Caribe a participarem para, precisamente, contribuir para o conhecimento recíproco no intuito de materializar a ideia de unidade latino-americana e caribenha.

Somos cientes de que, além de trabalhar para o avanço na concretização de negócios, é necessário contarmos com foros de debate e mesas-redondas para que os diversos setores, públicos e privados, possam fazer propostas e discutir sobre as melhores políticas e estratégias para o crescimento do comércio intra-regional, o qual se encontra, ainda, em um patamar muito inferior ao seu potencial.

Coincidimos, também, na importância de fazer deste âmbito um instrumento útil para avançarmos na convergência, na complementaridade e na cooperação ente os diferentes órgãos e mecanismos de integração sub-regional. Pretendemos, com isto, fazer o nosso trabalho mais eficaz e, juntos, poder gerar opções comunitárias de maior envergadura e melhor visibilidade, que contribuam a relegitimar e a fortalecer os processos de integração.

Por tudo isto, confiamos em que a EXPO ALADI 2014 contribuirá grandemente para avançar neste caminho, incentivando o comércio e os investimentos entre os latino-americanos e caribenhos, associando esforços públicos com iniciativas privadas, principalmente das pequenas e médias empresas, estimulando o debate público sobre as melhores opções para fortalecer a integração e, por cima de tudo, para dar um passo consistente na contrução da América Latina como espaço comunitário capaz de superar as fragmentações, as assimetrias e o desconhecimento ainda existente entre as sub-regiões.

Portanto, salientamos a necessidade de compromisso de todos os países da região para protagonizar um evento que, sem dúvidas, constituirá um importante passo no avanço e na consolidação de nosso processo de integração.

 

Carlos Chacho Alvarez
Secretário-Geral da ALADI

Volver