Reuniões e Eventos

   Assinatura e Depósito de Acordos na ALADI – julho 2013

Na sede da Secretaria-Geral da ALADI celebrou-se assinatura e depósito dos Acordos a seguir:

Cuba - Venezuela

Em 8 de julho de 2013, a República de Cuba e a República Bolivariana da Venezuela depositaram o Quarto Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica n° 40, assinado em Havana, em 4 de maio de 2012, e em vigor desde 12 de junho do mesmo ano.

Participaram da Cerimônia de Depósito o Subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio, César Augusto Llona, a Representante Permanente de Cuba junto à ALADI, Embaixadora Carmen Pérez Mazón, e o Representante Permanente da Venezuela junto à ALADI, Embaixador Julio Chirino Rodríguez.

O Subsecretário César Llona cumprimentou ambos os países em nome do Secretário-General, Carlos Chacho Alvarez, e manifestou que a Associação está de parabéns pelo avanço registrado no processo de fortalecimento das relações, não apenas em matéria econômica, mas também em todos os aspectos, entre dois países irmãos como Cuba e Venezuela. Llona mostrou-se satisfeito de que dito processo contemple o marco jurídico do Tratado de Montevidéu 1980 (TM80) como um pilar importante para a consecução de seus objetivos.

Por sua vez, ambos os Representantes agradeceram à Secretaria-Geral pelo trabalho realizado para o Depósito do Protocolo Adicional. Destacaram, ainda, o firme compromisso de seus países para com o processo latino-americano de integração e salientaram a sua intenção de continuar fortalecendo, no âmbito da ALADI, as suas estreitas relações bilaterais.

Negociações das LAMs - Processo de adesão da Nicarágua

No âmbito da adesão da Nicarágua ao Tratado de Montevidéu (TM80), em 10 de julho de 2013, foi realizada a Cerimônia de Conclusão de Negociações entre Nicarágua e vários países-membros da ALADI, a fim de conformar as listas de produtos originários do país centro-americano que entrarão aos mercados dos países-membros livres do pagamento de tarifas à importação.

A Nicarágua manifestou sua intenção de aderir ao TM80 em abril de 2009 e a sua solicitação foi aprovada pelo Conselho de Ministros das Relações Exteriores, órgão político máximo da Associação.

O Subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio da ALADI, César Augusto Llona manifestou que a incorporação de novos países à ALADI confirma a vigência do Tratado de Montevidéu 1980 como marco jurídico-institucional moderno e pragmático ao serviço dos países latino-americanos, que responde aos compromissos dos países e faz efetiva a convergência entre os diferentes esforços de integração sub-regionais.

Assista aos vídeos das cerimônias.

Voltar