Atividades e Eventos

   Seminário internacional “As relações comerciais entre a América Latina e a Ásia Pacífico: desafios e oportunidades”

No dia 21 de agosto de 2013, na sede da CEPAL, em Santiago do Chile, foi realizado o seminário internacional “As relações comerciais entre a América Latina e a Ásia-Pacífico: desafios e oportunidades”, organizado pela ALADI, a CAF e a CEPAL no âmbito do Observatório América Latina – Ásia Pacífico.

A abertura da atividade esteve a cargo do Diretor da Divisão de Comércio Internacional e Integração da CEPAL, Osvaldo Rosales, do executivo principal de Políticas Públicas da CAF, Juan Carlos Elorza, e dochefe do Departamento de Cooperação e Formação da ALADI, Diego Fernández.Destacados acadêmicos de diversas universidades asiáticas e latino-americanas participaram do evento, que foi dedicado à análise do comércio entre os países de ambas as regiões, destacando as mais importantes em nível econômico, comercial e cultural.

Além das participações dos especialistas acadêmicos, renomados comentaristas complementaram as dissertações.A chefe da Divisão de Políticas Comerciais e Investimentos, Mia Mikicc, analisou em sua intervenção as experiências positivas e negativas dos últimos anos no intercâmbio entre ambas as regiões.Por sua vez, o professor Won Ho Kim, Decano e Professor da Escola de Altos Estudos Internacionais da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros da Coreia, discorreu –em uma perspectiva acadêmica- sobre os principais paradigmas que têm definido a política de integração na Coreia do Sul. O professor Wu Guoping - Diretor do Centro de Pesquisa na Área de Livre Comércio das Américas do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais de Beijing, apresentou a perspectiva chinesa das relações econômicas entre a América Latina e a Ásia-Pacífico.

O programa incorporou, ainda, as apresentações dos artigos enviados no âmbito do chamamento público feito meses atrás. Neles, foram abordados diversos temas, tais como as lógicas de integração na região do Pacífico e a cooperação transpacífica da China com alguns países da América Latina.

As apresentações foram selecionadas por um Comitê Avaliador Internacional, conformado por especialistas de Argentina, Cuba, Japão, México, Coreia e Uruguai. O Coordenador do Observatório América Latina – Ásia-Pacífico e moderador do evento, Ignacio Bartesaghi, apresentou a conformação de um Fórum Acadêmico, cujos objetivos são acompanhar as relações entre a Ásia-Pacífico e a América Latina, analisar em profundidade as experiências e identificar as melhores práticas para a integração, a saber, objetivos, ações, forma de entrada ao fórum.

As palavras de encerramento estiveram a cargo de Luis Enrique Berrizbeitia, Vice-Presidente Executivo da CAF.

Acesse as apresentações

Apresentações com áudio (somente é visualizado em IE )

Volver