Carta do Secretário-Geral

   ALADI, CELAC e compromisso mexicano

Em sua visita ao Uruguai, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, visitou a nossa sede da ALADI. O nosso diálogo com o mandatário foi distendido e esclarecedor para todos os presentes, pois o presidente afirmou a sua vocação e a do seu país para avançar nos principais assuntos da integração latino-americana.

Somos cientes de que o México é a chave para a passagem de uma visão sul-americana para uma latino-americana do continente, tanto pelo peso do país quanto pela impossibilidade de construir uma América Latina unitária sem o México.

Como Secretário-Geral da ALADI, associação que tem o México como um dos países fundadores, recebi com enorme reconforto as palavras do mandatário, tão claras e categóricas, respeito da inserção ativa do seu país no nosso continente. Por um lado, está viva a vontade de renovação e de vigência da ALADI como organização de integração latino-americana e, pelo outro e, fundamentalmente, as potencialidades e as possibilidades da CELAC fazem desta comunidade uma das apostas mais transcendentais e ambiciosas da região.

Isto nos permite não apenas colaborar para uma melhor integração da região mas também saber que muitas das ações e políticas levadas adiante nos treze países-membros da ALADI possam, um dia, ser estendidas ao conjunto, fortalecendo e contribuindo para o bom andamento da CELAC.

Consideramos vital continuar fortalecendo a cooperação e a complementariedade entre os diferentes mecanismos e organismos sub-regionais, como pontes para o conhecimento, intercâmbios e convergências entre áreas e sub-regiões que não tenham desenvolvido ainda intercâmbios ou relacionamentos profundos.

O Caribe é um “mundo” pouco conhecido para os sul-americanos e vice-versa; portanto, devemos empreender ações capazes de integrar, cada vez com mais eficácia, regiões heterogêneas e diferenciadas.

Deste modo, a visita e as afirmações do presidente do México foram muito positivas. Por um lado, reafirmam a importância da ALADI como um dos instrumentos da integração; pelo outro, reanimam o esforço e o compromisso em pós do tão sentido e postergado sonho da unidade latino-americana.

Carlos Chacho Alvarez
Secretário-Geral da ALADI

Volver